presença digital

Presença digital: descubra agora o que é e como conquistá-la

Você sabe o que é ter presença digital? Neste artigo, vamos abordar este tema tão importante para as empresas que querem estar próximas de seus clientes, mesmo que eles cada vez passem mais tempo em casa e façam suas compras a distância.

Entre os temas do post, vamos destacar a importância de se posicionar digitalmente, como fazer isso de forma eficiente e, ainda, falar o que evitar na hora de partir para a divulgação da marca na internet.

Siga com a leitura agora mesmo!

O que é presença digital e qual sua importância?

A presença digital da marca ocorre por meio de uma série de ações que a tornam reconhecida nos diversos ambientes virtuais, como redes sociais, ferramentas de busca e aplicativos, entre outros.

É claro que não basta ter perfis nas redes e apps mais acessados, e sim manter um relacionamento com sua base de clientes que seja adequado em frequência, dinâmica e qualidade, a partir da natureza de cada ambiente.

Entre os pontos mais relevantes da presença digital destacam-se:

  • conteúdo;
  • engajamento;
  • facilidade de uso;
  • posicionamento de marca.

Esses quatro elementos são essenciais por reunirem, na soma de todos eles, a experiência que será oferecida a cada usuário: conteúdo relevante e confiável, facilmente encontrado em uma plataforma simples de usar, capaz de engajar o público e que faça com que ele retorne sempre. Isso tudo sob um guarda-chuva fundamental, que é o posicionamento da marca.

Um bom trabalho focado na qualidade da presença digital de marca traz uma série de benefícios, que serão abordados a seguir. Acompanhe!

Divulgação da marca

Cada vez mais, ter uma forte presença digital é importante em função do alto número de usuários da internet e da busca por consumir produtos e serviços no conforto de casa, a partir de compras realizadas no próprio celular ou computador. A divulgação da marca nesses meios, portanto, é fundamental, e a empresa se beneficia disso.

Alto alcance

Com o número cada vez maior de pessoas que acessam a internet, o alcance de uma divulgação da marca via mídias digitais também cresce. Posicionar-se nas principais redes sociais e, é claro, ter um bom site próprio são atitudes fundamentais para aumentar, ainda mais, o potencial de alcançar o grande público.

Aumento da visibilidade

A marca que já é bem conhecida do público pelas mídias tradicionais, como TV, rádio e revistas, só tem a ganhar ao investir no aumento de sua presença digital. A visibilidade se torna ainda maior, especialmente junto ao crescente público que já faz suas compras totalmente online.

Como alcançar mais presença digital para o meu negócio?

Agora, o mais importante: como alcançar essa tão falada presença digital? Posicionar o negócio de forma eficiente na internet dá um pouco de trabalho, mas o resultado compensa. Até porque, cada vez mais, essa se torna uma questão de sobrevivência das marcas. Veja as dicas!

Conheça bem o seu público

É fundamental conhecer as pessoas que consomem os produtos ou serviços da sua empresa. Que redes sociais elas usam? Com que frequência as acessam? Como preferem se informar? Gostam mais de consumir conteúdo em texto, vídeo ou uma combinação das duas coisas?

A melhor maneira de conhecer o público é fazer uma pesquisa e entrevistas com alguns clientes. A partir das respostas, define-se uma persona — às vezes, várias — para quem vamos dedicar nossos conteúdos de forma a qualificar a presença digital da empresa.

Produza conteúdo relevante

Com as personas definidas, é hora de produzir conteúdo relevante para elas. Abordar temas que sejam interessantes, entender as suas “dores” (ou seja, problemas e dificuldades que enfrenta no dia a dia) e oferecer soluções, dicas e informações úteis é essencial.

É a partir desse tipo de conteúdo que, muitas vezes, uma decisão de compra é tomada. Mas não tente vender a todo momento. Às vezes, a pessoa só deseja se informar, e ainda está um pouco longe de fechar negócio.

Por isso, os vídeos e textos compartilhados com a persona devem seguir o chamado funil de vendas, e respeitar a fase em que nosso cliente em potencial se encontra: topo (atração pelo produto ou serviço), meio (consideração em comprá-lo) e fundo do funil (decisão de compra sendo tomada).

Defina as estratégias

Mais do que produzir bons conteúdos para ter uma presença digital eficiente, é fundamental ter estratégias para entregá-lo: qual a frequência de atualização mais adequada? Em quais redes sociais divulgar cada texto ou vídeo? Fazer um podcast é uma boa? E e-mails marketing, são úteis?

Todas essas questões precisam ser respondidas por meio de pesquisas junto ao público, mas não apenas isso: colocar as ideias em prática e identificar, por meio de métricas, quais são as mais aderentes, é um dos passos mais importantes na busca por uma boa presença digital. Saber quando e onde direcionar esforços — o que pode mudar constantemente — também faz parte da estratégia.

Marque presença nas redes sociais

Que a sua persona usa, pelo menos uma rede social, diversas vezes ao longo de um dia, é algo que podemos dar como certo. No entanto, é preciso entender quais são as mais utilizadas, com que frequência e que tipo de conteúdo é mais adequado em cada uma delas. Não adianta apenas ter um perfil, é preciso saber como usá-lo para ter engajamento.

Construa um site

Ter um site próprio é um dos pontos chave na hora de bolar uma estratégia para aumento da presença digital. No entanto, se o espaço não for atualizado com frequência, ele se torna irrelevante em pouco tempo. Ter um e-commerce funcional, manter blogs sempre atualizados e resolver os principais problemas dos clientes são algumas das características essenciais para um bom site profissional.

Planeje ações de marketing

O engajamento com o conteúdo compartilhado na internet, muitas vezes, depende de um empurrãozinho. Embora o acesso orgânico ao seu site seja possível, a utilização de ações de marketing que impulsionem as visitações também é essencial. A oferta de brindes, promoções, descontos ou outros benefícios por meio de interações nos meios digitais pode funcionar se bem aplicada.

Analise os resultados da estratégia

Ter acesso e fazer um acompanhamento frequente das métricas é uma das etapas mais importantes do marketing digital. Somente assim é possível acompanhar se determinada ação deu resultado, se um conteúdo específico está sendo acessado, compartilhado e consumido, entre outros desdobramentos do trabalho realizado.

Do contrário, é necessário investir em pesquisas praticamente ininterruptas, o que nem sempre é interessante. Mais do que ouvir a opinião do consumidor, é essencial entender seu comportamento, na prática.

Quais os erros mais comuns que podem ser evitados?

Entre os erros mais comuns na hora de buscar o aumento da presença digital estão os seguintes:

  • não fazer uma pesquisa prévia: sem entender quem é o seu público, o que ele consome e o que promove seu engajamento com marca nos meios digitais, as chances de errar a mão são grandes;
  • deixar de lado o planejamento: a partir de uma pesquisa bem feita, se tem insumos para planejar o que pode e deve ser feito na hora de entrar no mundo digital. Ignorar isso, especialmente para quem já pretende introduzir um e-commerce, que demanda mais investimento, pode ser fatal;
  • minimizar a importância do relacionamento: a internet é um meio essencialmente interativo e deixar de atender as solicitações do cliente, de responder suas dúvidas e de dar um retorno rápido quando ele precisa são atitudes que prejudicam tremendamente a reputação da marca;
  • não oferecer conteúdo mobile: existem mais de 230 milhões de smartphones ativos no Brasil. Por isso, deixar de atender ao público que consome conteúdo preferencialmente por dispositivos móveis é um erro que não deve ser cometido. Desenvolver sites responsivos, conteúdos que possam ser facilmente consumidos em telas menores e usar tecnologias nativas dos aparelhos mobile são boas dicas!

Entendeu a importância de ter uma presença digital e como fazer para chegar lá? Esperamos que tenha gostado do artigo e que ele tenha trazido respostas para os seus questionamentos.

Agora, que tal compartilhar essas informações nas redes sociais para seus amigos ficarem tão bem informados quanto você?

You May Also Like

Closeup of woman doing online shopping on digital tablet at cafeteria. Woman buy elegant shoes on online market website. Back view of two girls using digital tablet to shop online.

Funil de vendas: o que é, quais as suas etapas e quais os seus benefícios para o negócio?

marketing digital combater a crise

Conheça 7 dicas de marketing digital para combater a crise

Automação de Marketing Tagon

Automação de marketing digital: o que é e como exponencia os resultados da empresa?

marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais: 7 cuidados que você deve tomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bitnami