Closeup of woman doing online shopping on digital tablet at cafeteria. Woman buy elegant shoes on online market website. Back view of two girls using digital tablet to shop online.

Funil de vendas: o que é, quais as suas etapas e quais os seus benefícios para o negócio?

Você sabe o que é funil de vendas? Um dos conceitos mais importantes do Inbound Marketing nos últimos anos, ele está transformando a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes, além de potencializar as transações comerciais dos negócios de uma maneira geral.

Ainda não sabe do que estamos falando ou quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar o que é, quais são as suas etapas e os principais benefícios do funil de vendas para as empresas. Continue com a gente e confira!

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico muito eficiente que ilustra a jornada — ou o caminho — de compra dos clientes desde o primeiro contato com a sua marca até a concretização da venda de um determinado produto ou serviço.

Implantar o funil de vendas significa acompanhar todos os passos que envolvem uma compra, conduzindo os seus potenciais clientes a partir do momento em que eles conhecem uma solução oferecida por sua empresa. Isso porque existem uma estratégia e um tipo de conteúdo específicos para cada etapa da jornada.

Quais os benefícios de um funil de vendas?

Conhecer os passos de uma jornada de compra e implantar a estratégia de funil de vendas é essencial para saber exatamente como se relacionar com os seus clientes e que tipo de conteúdo oferecer em cada momento. E, para que não restem dúvidas, listamos os principais benefícios que você precisa conhecer — e aproveitar!

Acompanhamento otimizado de resultados

É preciso ter sempre em mente que cada etapa do funil de vendas depende do desempenho das ações anteriores. Aplicando a estratégia corretamente, é possível saber exatamente quantas pessoas você precisa alcançar no topo do funil, monitorar os números obtidos e prever resultados de vendas.

Aumento da produtividade

Um funil de vendas bem estruturado é capaz de aumentar consideravelmente a produtividade dos seus colaboradores. Isso porque será possível acompanhar o desempenho de cada equipe, identificando os pontos de maior dificuldade e corrigindo as falhas. Além disso, a tendência é de que haja um maior empenho dos profissionais.

Otimização da gestão de processos

Um dos principais objetivos do funil é segmentar e padronizar o ciclo de vendas de um determinado produto ou serviço. Todos os estágios são analisados e conduzidos corretamente e os times conseguem trabalhar com foco em seus objetivos. Com isso, a gestão de todo o processo se torna mais otimizada.

Aumento da conversão em vendas

Já pensou em acompanhar as etapas de cada venda realizada na sua empresa em tempo real? O funil de vendas possibilita que você trabalhe de forma estratégica durante todo o processo, oferecendo as soluções adequadas para cada momento e aumentando as chances de fechar o negócio.

O que significa cada fase?

Embora as fases possam divergir um pouco de acordo com cada linha do marketing, o funil de vendas é, basicamente, dividido em três etapas principais: topo (ToFu), meio (MoFu) e fundo (BoFu). Conheça, a seguir, cada uma delas.

Topo do funil

O topo do funil é a fase do primeiro contato de um potencial cliente com uma marca. É o momento de aprendizado e de descoberta de um determinado problema ou de uma necessidade. Na prática, isso significa que o consumidor toma consciência da sua demanda e, na maioria das vezes, começa a pesquisar sobre ela.

Nessa etapa, é fundamental que as marcas se posicionem como especialistas no assunto, oferecendo materiais e conteúdos que ajudem no diagnóstico do problema e que sejam capazes de converter um simples visitante do seu site em um lead — avançando para a segunda etapa do funil.

Meio do funil

Quando chega ao meio do funil, o lead reconhece que tem um problema e começa a considerar uma solução. Depois de ler bastante sobre o assunto, ele procura maneiras para suprir a sua demanda e é nesse momento que você precisa tirar todas as dúvidas com dicas e técnicas específicas capazes de ajudá-lo.

Nessa etapa, o lead está em busca da melhor solução para uma determinada necessidade e a sua empresa precisa mostrar todas as alternativas para além da compra. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança que mostra que seu objetivo não é vender a todo custo.

Fundo do funil

No fundo do funil, você está lidando com leads qualificados. Ou seja, que já passaram por todo o processo de educação e de informação oferecido ao longo da jornada e que estão prontos para receber um contato mais preciso de um vendedor. Esse é o momento da decisão de compra.

O seu potencial cliente já está decidido a contratar um serviço ou produto e se você seguiu o processo de forma adequada, já é conhecido como uma referência no assunto. Chegou a hora de dar o incentivo final para que ele realize a compra e transforme-se em um cliente real.

Por que é importante o marketing de conteúdo estar alinhado com cada etapa do funil de vendas?

Tão importante quanto entender os processos da jornada de compra é saber exatamente como alinhar o conteúdo ofertado a cada etapa do funil de vendas. Isso porque se você oferecer um material mais avançado — de decisão de compra, por exemplo — para um visitante recém-chegado ao seu site, é bem provável que ele se “assuste” e não se transforme em lead.

É importante que você conheça o perfil do seu público, assim como as suas demandas e preferências. Além disso, uma boa dica é que todo o processo do funil seja estruturado de acordo com a realidade do seu negócio e segmentado de forma direcionada para as equipes envolvidas.

Vale ressaltar que, com a utilização correta do funil de vendas, empregando o conteúdo ideal para cada momento da jornada de compra, será possível desenvolver um processo comercial em etapas realmente eficiente, o que atrairá mais clientes em potencial e, consequentemente, aumentará o número de vendas fechadas.

De forma bem resumida, podemos concluir que o funil é essencial para as empresas que querem organizar e otimizar os seus processos de vendas, evitando erros e falhas ao longo do período de relacionamento com o cliente. É um investimento que, sem dúvidas, vale muito a pena.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas e por que ele é tão importante para o seu negócio, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos empreendedores a entenderem seus processos e alavancarem as vendas de uma vez por todas.

You May Also Like

presença digital

Presença digital: descubra agora o que é e como conquistá-la

marketing digital combater a crise

Conheça 7 dicas de marketing digital para combater a crise

Automação de Marketing Tagon

Automação de marketing digital: o que é e como exponencia os resultados da empresa?

marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais: 7 cuidados que você deve tomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bitnami