marketing digital combater a crise

Conheça 7 dicas de marketing digital para combater a crise

Dentro do cenário atual, em que o mundo está enfrentando a pandemia do novo coronavírus (causador da COVID-19), é ainda mais essencial investir no marketing digital para combater a crise.

Com a impossibilidade de as pessoas saírem de casa para fazer compras, acessar serviços e viver experiências com amigos e familiares, é hora de mostrar que se pode superar as barreiras para atender a todos da melhor forma.

Preparamos 7 dicas para você garantir o melhor posicionamento para a sua empresa neste momento. Confira!

1. Melhore a presença online da sua empresa

A chamada presença online é a soma de todas as identidades criadas para um negócio na internet, bem como das interações que essas identidades estabelecem com os diversos públicos nos ambientes digitais. Na prática, ela é composta por sites, contas de redes sociais e quaisquer páginas que surgem quando a sua empresa ou o nome é buscado no Google ou em outra ferramenta similar.

A presença online é sua força de vendas digital, e é algo que se tornou ainda mais relevante durante a pandemia do novo coronavírus. Quando otimizada com sucesso, ela pode espalhar a marca para um público muito maior e transformar as interações digitais com essas pessoas em relações comerciais. Mais do que atrair clientes, uma boa presença online tem potencial para retê-los e criar um relacionamento duradouro.

É claro que melhorar sua presença online não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é essencial trabalhar nela para o crescimento dos negócios em longo prazo. Quem já trabalhava sua marca em ambientes digitais certamente saiu na frente a partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a recomendar o isolamento social e o comércio foi fortemente atingido pela ausência de consumidores nas ruas.

Confira algumas maneiras práticas de melhorar a sua presença online:

  • garanta que seu site seja responsivo, isto é, que ele seja capaz de oferecer a melhor experiência possível em qualquer dispositivo (computador, celular, tablet e outros);
  • inclua um blog dentro de seu site, para manter o interesse pelo conteúdo que você tem a oferecer, com novidades frequentes;
  • melhore o SEO do seu site, ou seja, aplique as melhores práticas para posicioná-lo bem nas ferramentas de busca para atrair mais interessados;
  • como a atração orgânica de consumidores do seu conteúdo pode levar algum tempo, invista também em campanhas de marketing digital, com anúncios que serão encontrados mais facilmente por potenciais clientes;
  • crie páginas nas redes sociais mais populares, desde que elas façam sentido para o seu negócio. Se o seu público está no Facebook, mas não usa Twitter, dê preferência para a primeira;
  • cadastre a sua empresa em alguns serviços, como o Meu Negócio, do Google, para ser mais facilmente encontrado por clientes a partir da localização geográfica.

2. Humanize a sua marca

Em um momento em que a solidariedade deve falar mais alto, humanizar a sua marca e as atitudes tomadas pela empresa também é algo que conta pontos a favor junto aos consumidores.

Promover conteúdos que façam as pessoas rirem é um bom começo, especialmente no momento tenso que todos estamos vivendo. Só não vale desrespeitar ninguém e nem fazer piada com assuntos sérios e delicados, como a própria pandemia, certo? Mostrar como sua equipe vem se esforçando para manter as atividades e o cuidado que a empresa tem com seus colaboradores também é uma forma de humanizar a marca.

3. Ofereça conteúdos de valor

Oferecer conteúdos de valor é lei para quem quer tirar o melhor proveito possível do marketing digital. No entanto, aquilo que era relevante até fevereiro de 2020 talvez não seja mais tão importante agora. Por isso, adaptar o que é compartilhado com potenciais clientes para a nova realidade é essencial.

Ainda assim, as regrinhas de sempre continuam valendo:

  • identifique as necessidades do seu público;
  • seja autêntico, íntegro e consistente;
  • faça a integração dos conteúdos em diferentes redes e formatos;
  • acompanhe as métricas para identificar a adesão do público aos seus conteúdos e tome decisões baseadas em dados.

4. Invista na geração de leads

O investimento na geração de leads não pode parar! Esse é mais um trabalho que deve ser feito de forma constante e com expectativa de resultados em longo prazo. Para conquistar mais potenciais consumidores, é fundamental otimizar suas páginas para obter mais conversões, apostar em promoções ou concursos, implantar o Inbound e o Outbound Marketing e, é claro, usar as redes sociais muito bem.

5. Divulgue medidas de proteção nas redes sociais

Além de trabalhar para manter os negócios com bons resultados financeiros, procure prestar um serviço para o seu cliente: fale sobre a pandemia, dê dicas de saúde e bem-estar, eduque as pessoas a respeito do assunto e mostre como seu negócio pode ajudar neste momento tão delicado. Isso pode fazer toda a diferença do mundo na hora de realizar uma compra — mesmo que ela não ocorra imediatamente, mas, sim, depois que o período de isolamento mais rígido passar.

6. Aposte na utilização de vídeos informativos

Uma pesquisa da HubSpot revelou que 54% dos consumidores preferem receber conteúdos em vídeo das marcas e empresas com as quais eles fazem negócios. É por isso que o uso desse recurso é fundamental para alcançar uma audiência maior. Na nossa realidade, isso é ainda mais evidente, já que o mesmo estudo revelou que, na América Latina, essa preferência é maior do que em outras regiões, com 62% dos consumidores preferindo esse tipo de conteúdo.

7. Crie campanhas de e-mail marketing

A mesma pesquisa também revelou o gosto dos consumidores pelos e-mails. Nada menos do que 46% das pessoas gostam de receber conteúdos dessa forma, sejam newsletters, sejam e-mails marketing. Essa também é uma boa estratégia de conversão de leads, dando o empurrão final para que um negócio seja concretizado.

Em tempos de impossibilidade de sair de casa, ter o processo de compra facilitado por uma mensagem motivadora ou, até mesmo, por um desconto exclusivo pode ser decisivo para alcançar bons resultados.

Lembre-se de que o momento que estamos vivendo é temporário, mas ainda não se conhece a duração das restrições para a operação das empresas e para o convívio social. Por isso, é fundamental estar preparado para continuar a manter um bom relacionamento com os consumidores enquanto a pandemia não chegar ao fim. Afinal, além de garantir vendas mesmo nesta fase de baixa do mercado, o sucesso no retorno à normalidade também é potencializado por uma boa presença online.

Gostou de nosso artigo sobre marketing digital para combater a crise? Curta nossa página no Facebook para se manter atualizado com os nossos conteúdos!

You May Also Like

Closeup of woman doing online shopping on digital tablet at cafeteria. Woman buy elegant shoes on online market website. Back view of two girls using digital tablet to shop online.

Funil de vendas: o que é, quais as suas etapas e quais os seus benefícios para o negócio?

presença digital

Presença digital: descubra agora o que é e como conquistá-la

Automação de Marketing Tagon

Automação de marketing digital: o que é e como exponencia os resultados da empresa?

marketing nas redes sociais

Marketing nas redes sociais: 7 cuidados que você deve tomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bitnami