estrategia de conteudo

Por que a estratégia de conteúdo é relevante para o sucesso da marca?

Você sabe o que as empresas que mais se destacam na Internet e geram mais clientes online têm em comum? A resposta é uma boa estratégia de conteúdo como base do seu sucesso.

A Internet é uma excelente ferramenta para a geração de novos clientes para negócios de todos os tipos e tamanhos. No entanto, é necessário ter uma estratégia de alta performance para se destacar online, especialmente em mercados mais competitivos.

Por isso, planejar e executar uma boa estratégia de conteúdo é essencial para os negócios que querem criar um fluxo estruturado e sustentável de novos clientes.

Quer saber como é possível que a produção de conteúdo ajude a sua empresa a obter mais sucesso e qual a melhor maneira de executar essa estratégia? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é uma estratégia de conteúdo?

Em poucas palavras, o Marketing de Conteúdo é uma técnica de atração de público qualificado para a estrutura de marketing de uma empresa pelo fornecimento de um material relevante para a persona.

Assim, em vez de interromper a vida do cliente em potencial com anúncios, a empresa conquista a atenção da persona ao gerar valor real para a sua vida e ajudar a solucionar problemas que ela tenha.

Com isso, a persona passa a participar do ecossistema online criado pela empresa, reconhece-a como uma autoridade e constrói um relacionamento de confiança e credibilidade com a marca, o que tem um peso enorme na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.

Para alcançar esse cenário, no entanto, é necessário que a empresa siga os 4 passos para a criação de uma estratégia de conteúdo eficiente. São eles:

  • planejamento: toda estratégia de conteúdo é direcionada para uma persona específica e, por isso, deve haver um planejamento consistente que defina o objetivo da ação, o calendário editorial, quais as dores da persona, quais conteúdos são relevantes, que palavras-chave usar e dezenas de outros fatores que nortearão a produção de artigos e de outros materiais;
  • criação: após o planejamento, vem a execução da estratégia com a criação de conteúdos em vários formatos, como artigos para blog, imagens para redes sociais, infográficos, e-mails, podcasts, vídeos e o que mais for relevante para a persona;
  • distribuição: com o conteúdo criado, é necessário que ele chegue até a persona. Isso significa distribuí-lo pelos canais mais relevantes para ela, incluindo as redes sociais, a otimização para motores de busca e outros;
  • análise: o último passo da estratégia inclui a mensuração dos resultados obtidos e a análise dos dados para fazer ajustes necessários de modo a otimizar o desempenho da ação.

Por que uma estratégia de conteúdo é fundamental?

A produção de conteúdo de qualidade é peça essencial dentro de uma estratégia de sucesso digital de qualquer empresa atualmente.

Confira, a seguir, algumas das razões que fazem com que seja fundamental elaborar uma boa estratégia de conteúdo para o seu negócio!

Geração de resultados orgânicos

A mídia paga (como links patrocinados, impulsionamento de publicações e outros formatos de conteúdo) tem papel essencial nas estratégias digitais de empresas no Brasil e no mundo.

No entanto, a mídia paga gera resultados de curto prazo a um custo relativo. Para ter um sucesso sustentável, é necessário ter uma estratégia que obtenha resultados orgânicos, de baixo custo e de longo prazo.

A produção de conteúdo faz isso. De acordo com a Content Trends 2019, as empresas que seguem uma boa estratégia de conteúdo geram 1,3 vezes mais visitas e 1,4 mais leads do que as que não fazem o mesmo.

Desenvolvimento de um bom relacionamento com o público

Um dos desafios da publicidade em tempos de hiperconectividade é estabelecer um bom relacionamento com o público, especialmente para quem foca os millenials.

Segundo algumas descobertas da Forbes, 62% dos millenials querem uma marca que engaje com eles e 43% privilegiam a autenticidade das empresas.

Uma boa estratégia de conteúdo é vital nessa parte, pois estabelece uma boa relação de confiança e credibilidade entre a empresa e a persona. Para isso, no entanto, é necessário produzir materiais que sejam relevantes e ajudem o consumidor de verdade.

Reconhecimento da marca e maior autoridade

Uma boa estratégia de conteúdo serve para melhor posicionar uma empresa no seu mercado, tornando-a mais reconhecida e com maior autoridade perante o público.

Isso é essencial, pois estabelece a fundação para um crescimento contínuo e para uma maior valorização dos produtos e serviços oferecidos.

Aumento da taxa de conversão

Ao criar maior reconhecimento para a marca e uma relação mais forte com um público qualificado, uma estratégia de conteúdo ajuda a aumentar a taxa de conversão da empresa.

Isso acontece porque a persona passa a estar mais bem informada e ter mais subsídios para a sua decisão de compra.

Ao estar nutrido com os conteúdos relevantes e qualificados produzidos pela empresa, o consumidor valoriza mais os produtos e tem mais condições para tomar decisões sobre o que comprar ou não comprar.

Como começar a criar conteúdo para a sua marca?

O primeiro passo para criar uma estratégia de conteúdo eficaz é a elaboração de uma persona. Trata-se de um perfil semifictício que representa o seu público-ideal (ou um deles, pelo menos).

Imagine uma faculdade privada. Ela teria uma persona para cada curso ou, no mínimo, uma persona para as licenciaturas e outra para as pós-graduações, mestrados e doutorados.

Isso porque as dores e os objetivos dos alunos de licenciatura são diferentes daquelas de quem faz uma pós-graduação, ao mesmo tempo em que um estudante de Engenharia tem problemas e linguagem diferentes de quem pretende estudar Sociologia.

Com as personas definidas, o que resta é seguir os passos listados anteriormente: planejar o conteúdo com base nos problemas do público, criar o material, distribuí-lo e analisar os resultados.

Caso tudo isso pareça complexo demais ou você não tenha braços suficientes na sua empresa para o trabalho, uma alternativa é terceirizar a estratégia de conteúdo com uma agência de marketing digital especializada no assunto.

A Tagon8 é uma agência especializada em marketing digital e com foco na produção de conteúdo e de mídia para os seus clientes. Nosso método consiste na aplicação dos conceitos e de técnicas mais modernas de marketing no ecossistema digital, com o planejamento tático de conteúdo e sua criação colocando sempre o usuário no centro de toda estratégia.

Se você quer obter os melhores resultados na sua estratégia de conteúdo, precisa contar com o apoio de quem entende do assunto e tem experiência em gerar negócios online.

Por isso, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes na Internet!

You May Also Like

Closeup of woman doing online shopping on digital tablet at cafeteria. Woman buy elegant shoes on online market website. Back view of two girls using digital tablet to shop online.

Funil de vendas: o que é, quais as suas etapas e quais os seus benefícios para o negócio?

presença digital

Presença digital: descubra agora o que é e como conquistá-la

marketing digital combater a crise

Conheça 7 dicas de marketing digital para combater a crise

Automação de Marketing Tagon

Automação de marketing digital: o que é e como exponencia os resultados da empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bitnami