Tagon8 Blog

modelo topo de post (3)

Um passeio pela Google

Fui convidado pelo Rafael Szeles para conhecer o HeadQuarter do Google, ele é gerente da área de Testes e ajustes da ferramenta  Adwords. O Rafael trabalhava na área comercial do Google em SP e através de um programa interno que permite que os funcionários trabalhem em outros países, foi transferido a um ano para California.

Ele me levou para conhecer diversas áreas e prédios do Googleplex que é maior que o bairro do itaim em SP, são diversos prédios espalhados em uma área enorme. Foi muito interessante ver a materialização de uma cultura que promove diversos  benefícios e principalmente qualidade de vida para os funcionários, dos mais simples aos mais interessantes, visitamos por exemplo um prédio de recreação que promove desde aulas de dança e academia a jogos de boliche, tudo de graça para os funcionários. Sem contar que nenhum funcionário do Google põem a mão no bolso para consumir qualquer alimento dentro dos diversos refeitórios e restaurantes do complexo, não posso esquecer das GoogleBikes que facilitam o deslocamento dentro da cidade que eles chamam de escritório.

Untitled design (1)Untitled design

Tivemos um bate papo super interessante onde o Rafael contou um pouco mais sobre a estrutura horizontalizada da empresa, que mesmo com dezenas de milhares de funcionários conseguem manter o carro nos trilhos com times multidisciplinares que carregam responsabilidades especificas e autônomas, como células que compõem um corpo por seu todo.
Tive a oportunidade de conhecer coisas de perto o Google Selfdriving Car, o carro autônomo que anda sem motorista, projeto nascido dentro do GoogleX, núcleo de projetos ultra-secretos que nem mesmo os funcionários podem falar que trabalham lá. Conheci também o prédio da Google Ventures, Venture Capital da empresa que vêm atuando acidamente  no mercado de aquisições no setor de tecnologia. No final do dia passamos na Faculdade Stanford para desfrutar da exposição de esculturas de Rodin.

Escrito por nosso diretor de startups João Hannud.