Tagon8 Blog

modelo topo de post (2)

Como alavancar o seu conteúdo

Criar conteúdo relevante muitas vezes pode ser desafiador. Conhecer bem sobre um assunto não é o suficiente para que as pessoas se interessem em ler o seu texto, a forma que você escreve e pontua suas ideias também influencia.

Não existe uma forma ideal de escrever textos, porém há um padrão genérico que serve como base para escritores e diretores de cinema, o monomito. Claramente podemos perceber que esse padrão é aplicado em inúmeros sucessos de bilheterias e pode ser usado para diferentes fins, desde contar histórias para seus filhos e netos, até conquistar o público alvo do seu nicho de mercado.

O monomito ou jornada do herói foi estabelecido no livro O herói de mil faces. Nesse livro se estabelece quais são os estágios dessa jornada, num geral são 12 divididos em 3 seções: partida, iniciação e retorno.

A partida é o momento em que o herói é chamado para a sua aventura, a iniciação é onde se passa as aventuras do herói e o retorno é o momento em que o herói volta a sua rotina utilizando os conhecimentos aprendidos na sua jornada.

 

Os doze passos:

01 – Mundo Comum – O mundo normal do herói onde ele vive sua vida calma e pacata antes de começar a história.

02 – O Chamado da Aventura – Quando um problema ou desfio se apresenta ao herói o chamando para a aventura.

03 – Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar a aventura, geralmente porque tem medo.

04 – Encontro com o mentor – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o ajuda em sua aventura.

05 – Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o seu mundo normal para entrar no mundo que irá se passar a aventura.

06 – Provações, aliados e inimigos – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras desse novo mundo.

07 – Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações.

08 – Provação – A maior crise da aventura, onde tudo está quase dando certo e acontecem reviravoltas.

09 – Recompensa – O herói recebe uma recompensa.

10 – O Caminho de Volta – O herói deve fazer a jornada para voltar ao mundo comum.

11 – Ressurreição do Herói – Quando o herói volta ao mundo comum, porém mudado.

12 – Regresso – O herói volta para casa com sua recompensa e a usa para ajudar todos no mundo comum.
Esses passos ilustram um enredo envolvente que desperta a curiosidade do seu leitor e o mantém entretido com o texto. Com isso é possível passar informações importantes, criando confiança e dando credibilidade a marca, ideia ou produto.