Tagon8 Blog

modelo topo de post

Importância da programação no dia-a-dia.

A programação não é apenas uma ferramenta usada por profissionais para criar aplicações complexas e códigos inteligíveis. A programação pode ser uma ferramenta para melhorar o desempenho das suas tarefas cotidianas.

Programar é o ato ou efeito de programar. Com uma visão mais geral isso pode ser interpretado criando estruturas e tarefas que vão fazer uma ação de forma programada, sem necessariamente a ação de um ser humano. Tendo isso em vista, qualquer tipo de automação de tarefas pode ser considerada uma atividade de programação, até mesmo programar um despertador para acordar em algum horário do dia. Aplicando esse conceito mais generalizado podemos aplicar a programação em muitos aspectos do cotidiano.

Tomando alguns exemplos, criar uma planilha no MSOffice, Google Docs, LibreOffice… pode se tornar uma tarefa de programação simples e extremamente útil. Outro exemplo é criar scripts básicos no seu computador para agendar tarefas de manutenção. Ter noções de programação mesmo não trabalhando diretamente com isso pode ser uma skill valiosa no dia-a-dia de sua empresa, tornando-se um profissional muito mais eficiente.

Para quem quiser adquirir algum conhecimento básico, ou mesmo avançado na área, existem muitas iniciativas interessantes. Uma delas que é apoiada por gigantes da área de TI como Google, Microsoft e Facebook é o code.org, uma iniciativa que visa ensinar programação para jovens de maneira muito fácil e intuitiva. A plataforma parte da filosofia que programação deve ser ensinada nos níveis básicos de ensino, tornando uma ferramenta de aprendizado e pensamento lógico.