Tagon8 Blog

Você está pronto para ser chefe?

Você está pronto para ser chefe?

A partir do momento que você ou qualquer outro colaborador quiser ter a promoção para a chefia por status, a atitude já demonstra que esse cargo não é seu. Ao ser promovido, os benefícios melhoram, mas você não pode se deixar cegar por essas melhorias. Lembre-se que ao te promover, a empresa deposita uma confiança em você, acreditando que sua motivação na equipe trará melhores resultados, ou seja, melhores benefícios, mais responsabilidade e cobrança. Então, só deseje o cargo quando você possui essas características e não só por mandar no time.

Outro fator que mostra que a liderança não é o forte, é quando a pessoa não se aproxima da equipe. É preciso ter em mente que ao assumir o cargo de gestor, é função dele administrar as pessoas da equipe, não precisa ser o melhor amigo deles, mas é importante, ao menos, saber o nome deles. Se aproximando dos subordinados, de maneira natural, o patrão torna o ambiente de trabalho mais agradável e assim, delega tarefas para os perfis certos e também consegue detectar os pontos fracos do staff.

Além desses, se pensa que ninguém trabalha tão bem quanto você, esqueça o cargo de líder. Ao demonstrar não confiar em ninguém para fazer as tarefas, o chefe mostra a desconfiança na equipe e deixa o ambiente péssimo. Com esse pensamento a pessoa nunca será gestora, já que mostra que não tem capacidade para orientar alguém para fazer igual ou melhor que ela os trabalhos diários.

Porém, é possível mudar essas características, se você acha que as tem. Tente desenvolver qualidades e assim, aumente suas chances de ser promovido e quando o fato acontecer você já estará preparado. 

Estagiária de Conteúdo na Tagon8. 25 anos, paulistana, cursa Engenharia de Software. Blogueira, meio nerd, meio perua, não dispensa um bom livro, ama pets, viciada em café, louca por sapatos e maquiagem.