Tagon8 Blog

modelo topo de post (5)

06 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar o Desempenho da sua Fanpage

Com o avanço da tecnologia, uma plataforma se tornou o canal para os clientes conversarem com as empresas, tanto de serviço como de produtos: as redes sociais. E, como sempre, alguns sites do segmento se tornam maiores que os outros. Este é o caso de Twitter e Facebook que chegaram com tudo.

Quem assumiu o posto de rede social mais importante foi o Facebook. O site criado por Mark Zuckerberg até têm concorrência, mas é de longe o mais relevante no quesito mídia social. E como esse é um canal de comunicação entre clientes e empresas, também pode fazer o caminho inverso.

Como tudo na vida, temos caminhos a seguir e se por acaso seguirmos pelo caminho errado dentro das redes sociais, o fracasso será eminente. Mas como lidar com algumas situações? Muitas vezes tomamos a decisão errada sem ao menos saber que contornar a situação seria possível. Por isso temos seis dicas importantíssimas para você, na hora de tomar decisões.

 

  1. Conteúdo

Acerto – Use a regra do 80/20: 80% das postagens da sua Fanpage têm de ter conteúdo interessante e social, que sejam relacionados ao mercado em que sua marca esteja inserida ou que provoquem engajamento. Os outros 20% devem ser conteúdo institucional e promocional da empresa.

Erro – Ficar apenas anunciando produtos e promoções fará seus fãs deixarem de curtir sua página rapidamente. É como se você fosse um canal de televisão que resolveu encher de comerciais o programa favorito da sua audiência.

 

  1. Interação

Acerto – Responda às perguntas, críticas, problemas e comentários de seus fãs dentro de uma hora. Seus fãs estão ali para conversar com sua marca, então dê atenção a eles, mesmo que seja apenas para agradecer essas interações. Quanto a problemas, reconheça, desculpe-se publicamente e tente resolver tudo em um canal exclusivo. Aqui, porém, é preciso de uma análise cuidadosa. Em alguns casos, é melhor – ou necessário – resolver a crise publicamente.

Erro – Ignorar seus fãs ou apenas usá-los para divulgar sua marca. Uma Fanpage precisa ser humana, não interagir ou reconhecer seus clientes fará com que eles fiquem desapontados e até mesmo irritados.

 

  1. Síntese

Acerto – Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento – curtidas, comentários, compartilhamentos – do que mensagens longas.

Erro – Toda foto e link precisam de uma contextualização, mas uma mensagem enorme pode levar seu fã a deixar de seguir suas postagens.

 

  1. Criando uma base de fãs

Acerto – Tente criar sua comunidade organicamente, divulgando sua página no seu site e em outras redes, ou com campanhas que tragam seguidores relevantes que irão continuar interagindo mesmo após o ads.

Erro – Usar qualquer estratégia ou ferramenta que “compre” curtidas. No fim das contas o que importa não é apenas o número de fãs, mas de fãs ativos. Ou seja, fãs fakes não ajudarão a promover sua marca.

 

  1. Comentários

Acerto – Faça postagens que estimulem a participação dos fãs, como mensagens com perguntas. Esse tipo de conteúdo tem 92% mais comentários do que outros. E sempre se lembre de deixar a pergunta por último.

Erro – Fazer comentários fakes na esperança de estimular seus fãs a fazerem o mesmo. O pior: se alguém descobrir, esse fiasco de estratégia será uma grande mancha na reputação da sua empresa.

 

  1. Atualização

Acerto – Análise sua página para descobrir quantas postagens podem ser feitas sem incomodar os seus fãs. Muitos sites indicam números determinados, mas isso varia muito de acordo com a empresa.

Erro – Faça atualizações indiscriminadamente até que seus fãs corram da sua página com medo de uma overdose de conteúdo.

Estagiária de Conteúdo na Tagon8. 25 anos, paulistana, cursa Engenharia de Software. Blogueira, meio nerd, meio perua, não dispensa um bom livro, ama pets, viciada em café, louca por sapatos e maquiagem.