Tagon8 Blog

Para que serve um investidor-anjo?

Para que serve um investidor-anjo?

Antigamente, para uma nova empresa se destacar no mercado era necessário algumas coisas; um bom ponto no bairro para o estabelecimento prosperar, uma clientela, de preferência da região, bem fidelizada e até a sorte contavam para essas companhias.

Com o passar do tempo e a chegada da tecnologia, as coisas foram se modificando. Hoje as vendas acontecem em diferentes plataformas e o consumidor pode personalizar o seu produto, que também pode ser exportado para qualquer lugar do mundo.

Nos dias de hoje, as novas empresas se chamam startup e é claro que algumas chegam ao sucesso desde lá debaixo, mas também existem pessoas que estão prontas para ajudar essas organizações, um investidor-anjo. E você que está pensando em começar uma startup ou já está no mercado, sabe o que são os investidores-anjo, e como eles ajudam as empresas? Não!? Calma que a gente te explica.

O investimento-anjo é uma aplicação efetuada por pessoas físicas com seu próprio dinheiro em empresas com potencial de crescimento. Geralmente os anjos, são (ex-)empresários, empreendedores, executivos que já trilharam uma carreira de sucesso, acumulando recursos suficientes para separar uma parte de seu patrimônio e investir em novas empresas. Além disso, eles também atuam com sua experiência, apoiando a empresa a crescer, uma espécie de consultor. Vale dizer que diferente do que muitos imaginam, o investidor-anjo normalmente não é detentor de grandes fortunas, se tivesse não valeria apenas investir em novas empresas, seria um negócio muito pequeno para ser administrado.

Outro fator que é importante de dizer é que esses investimentos não são atividades filantrópicas, o objetivo do empresário com essa aplicação de dinheiro é ter um retorno lá na frente. O termo “anjo” é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar o empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentando suas chances de sucesso

Estagiária de Conteúdo na Tagon8. 25 anos, paulistana, cursa Engenharia de Software. Blogueira, meio nerd, meio perua, não dispensa um bom livro, ama pets, viciada em café, louca por sapatos e maquiagem.