Tagon8 Blog

Utilize o crowdfunding e tire o seu projeto do papel

Utilize o crowdfunding e tire o seu projeto do papel

Imagine um cenário, você já tem uma boa ideia e também o local para criar o seu empreendimento, mas não tem o dinheiro suficiente. O que fazer? Permanecer infeliz no trabalho de tantos anos ou se arriscar com empréstimos em bancos e dar vida ao seu sonho? Nenhuma das duas, você pode partir para o financiamento coletivo, o famoso crowdfunding.

O termo foi criado pelo empresário americano Michael Sullivan, que sempre investiu em projetos inovadores. Mas se puxarmos na memória podemos ver que isso acontece há anos, para outras causas, Teleton e Criança Esperança são alguns exemplos de financiamentos coletivos no Brasil.

Mas voltando a primeira ideia, são vários sites que permitem que você coloque sua ideia e receba o aporte necessário para tirá-la do papel. Kickante, Startando e Catarse são algumas brasileiras no ramo, além dessas existe também o tumblr Mapa do Crowdfunding, que mostra todas as páginas nacionais que recebem os financiamentos. No exterior, as maiores são Kickstarter, Go Fund Me e Indiegogo.

‘E quem investir, não vai querer nada em troca?’ Podem perguntar os interessados, sim, quem coloca o dinheiro recebe algo em troca, normalmente as ‘recompensas’ são de acordo com o valor investido. Ao contribuir numa campanha de gravação de cds, quem contribui pode receber uma cópia autografada, por exemplo. Mas os ‘prêmios’ ficam por conta do empreendedor interessado em receber o dindin.

Se já havia o desejo, agora qualquer um pode começar o seu projeto e contar com apoio monetário, as novas tecnologias estão ai para ajudar ainda mais os ‘fundadores’. Então, que tal tirar o seu empreendimento do papel com ajuda do crowdfunding? 

Estagiária de Conteúdo na Tagon8. 25 anos, paulistana, cursa Engenharia de Software. Blogueira, meio nerd, meio perua, não dispensa um bom livro, ama pets, viciada em café, louca por sapatos e maquiagem.