Tagon8 Blog

Criando Aplicativos usando Ember-Cli e Cordova

Criando Aplicativos usando Ember-Cli e Cordova

Neste post mostrarei como desenvolver um aplicativo mobile, utilizando Ember-Cli e Cordova. Caso ainda não tenha conhecimento sobre essas duas ferramentas, recomendo dar uma olhada no post aqui do blog dedicado ao Ember. Quanto ao Cordova você pode conseguir mais informações em sua documentação.

É necessário ter todo o ambiente de desenvolvimento Ember e Cordova configurado e funcionando em seu computador. Com o ambiente preparado, nosso primeiro passo é criar um projeto Ember.

Para isso abra seu terminal, e insira o comando:

ember new primeiro-aplicativo

 

Um projeto Ember com nome primeiro-aplicativo será criado no diretório atual. Agora que já temos o nosso projeto criado, devemos instalar o modulo ember-cli-cordova.

Insira o seguinte comando em seu terminal:

ember install ember-cli-cordova

 

Este modulo é responsável por criar toda a estrutura do Cordova em nosso projeto, transforma o código web em um aplicativo, este processo é chamado de build. Uma vez que seu projeto esteja pronto, você pode fazer build para as mais variadas plataformas mobile.

Execute o comando abaixo no seu terminal:

ember generate cordova-init com.primeiro.app

 

Criando uma pasta com o nome Cordova dentro do projeto Ember, todos os comandos devem ser executados estando no diretório da pasta do Cordova. Inclusive os comandos de instalação e remoção de plugins e os responsáveis por gerar as builds.

O comando usado anteriormente também vai adicionar por padrão a plataforma ios no seu projeto. Para adicionar mais plataformas, utilize o comando cordova platform add nome-da-plataforma, onde o nome da plataforma pode ser substituido por uma plataforma mobile que qual o Cordova suporta.

Após ter adicionado as plataformas desejadas, é possível gerar uma build para testar no celular. Lembrando que para isso cada plataforma exige seu pacote SDK para que a build possa ser gerada.

Entre na pasta cordova do seu projeto Ember e insira o comando:

cordova build nome-da-plataforma

 

Será exibido a mensagem BUILD SUCCEEDED no terminal. Caso a plataforma for Android, será mostrado também o diretório onde foi criado o arquivo APK. Além de gerar a build, o Cordova permite emular seu aplicativo usando linha de comando no terminal. Isto possibilita testar seu aplicativo em um emulador no seu computador antes de instalá-lo no celular.

Ainda dentro da pasta Cordova basta executar o comando:

cordova emulate nome-da-plataforma

 

Este comando vai gerar uma build do seu projeto e executa-lo no emulador na plataforma escolhida.

É necessário ficar atento quando for desenvolver um Web App, pois eles não são uma boa escolha quando se trata de um aplicativo mais robusto, neste caso a melhor escolha é optar por um aplicativo nativo.