Tagon8 Blog

modelo topo de post (7)

Geração Y traz mudanças ao mercado de trabalho.

Se você não conhece, já deve ter ouvido falar em Carlos Slim, não é mesmo. Não!? Pois bem, o sr. Slim é um mexicano de origem libanesa ou melhor é o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em pouco mais de US$ 79 bilhões. Ele e o presidente-executivo do Google, Larry Page, defenderam praticamente a mesma coisa recentemente: as pessoas deveriam trabalhar menos dias da semana para serem mais felizes e produtivas.

Quem está dizendo não somos nós, mas sim o maior jornal do país, a Folha de S. Paulo. Em matéria no caderno Empregos e Carreiras, o periódico adiantou as ideias do bilionário mexicano para os funcionários, para ele “o melhor seria que as pessoas trabalhassem apenas três dias por semana, às vezes por até 11 horas diárias, com carreiras mais longas, até os 70 anos de idade”.

Essas não são ideias malucas dos empresários, são premissas da geração Y, que agora está assumindo as posições de liderança do mercado de trabalho. Para que você entenda, existem três gerações X,Y e Z. O pessoal X são os nascidos no fim dos anos 60 até o início dos anos 70; os Y são compostos por quem nasceu nos anos 80. Após a Y vem a geração Z que são os nascidos nos anos 90 e 2000.

Voltando ao tema, o que pode parecer estranho a primeira vista é comum para os Ys. Além dessa, outras características dessa geração são: sempre querem feedback tanto positivo quanto negativo, gostam de trabalhar e também acessar as redes sociais e abominam o relógio de ponto.

Você, como gestor, pode até não gostar dessas ideias, mas vai ter que aceitar essas novas ‘regras’ do século XXI. Porém, para não perder o controle das atividades da empresa, existem ferramentas que ajudam os diretores. Um ótimo exemplo é o Touchdown CRM,através do software é possível colocar todas as operações comerciais da empresa, bem como, cadastrar os contatos das negociações e agendar tarefas para os seus colaboradores que são avisados por email. Também é possível colocar os serviços e produtos que você negocia e todos os resultados são apresentados em quatro gráficos completos.

Faça o teste grátis, se organize melhor e, caso você não faça parte, receba bem a geração Y.